sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casa da DonaYayá - Larissa

A EVOLUÇÃO HISTÓRICO-ARQUITETÔNICA DA CASA E SEUS PROPRIETÁRIOS*

As pesquisas históricas e os trabalhos de arqueologia de superfície revelaram que a casa teve alguns estágios de integridade física, que se relacionam à sucessão de seus proprietários. Descobriu-se que a casa sofreu diversas reformas e ampliações, promovidas até meados do século XX, entorno de um pequeno chalet de tijolos, erigido antes de 1888, sendo paulatinamente construído o edifício com as formas, dimensões e ambientações que conhecemos hoje.
O uso anterior do imóvel foi casa de morada e, hoje, é a sede do Centro de Preservação Cultural da USP.

AS PINTURAS MURAIS ARTÍSTICAS

As sondagens cromáticas de superfície mostraram que a casa tem doze ambientes decorados com pinturas murais antigas, que até 1989 permaneceram encobertas por tintas látex modernas.
Essas pinturas artísticas, que têm motivos florais e/ou geométricos, cores vivas e variadas, representam exemplarmente os modos de ornamentar as casas paulistanas no final do século XIX e início do XX, razão pela qual estão sendo restauradas como um documento histórico do período.
Os trabalhos de identificação e recuperação das pinturas murais são realizados por equipes de estudantes bolsistas do Canteiro de Restauração de Pinturas Murais do programa Conservação e Restauração de Bens Arquitetônicos e Integrados do CPC-USP.

Outras informações sobre a história e processo de restauração das pinturas murais existentes na casa de Dona Yayá podem ser encontradas no livro "A Casa de Dona Yayá", 3º volume da série Cadernos CPC, publicado em 2001 (2ª'edição).

Um comentário:

  1. Muito bom pessoal!
    Parabéns pelo empenho. O Visual do blog está bonito também.
    Faremos comentários amanhã na aula.
    Abraço
    Prof. Bertholdo.

    ResponderExcluir